No início do século XVIII que o termo Psicologia se tornou mais comum entre os estudiosos. Foi quando começou a significar “O estudo da mente”.
Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o Psicólogo (profissional da Psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes.
Atualmente, a psicologia pode ser entendida tanto como uma ciência quanto como uma profissão. A ciência preocupa-se em expandir o campo de estudo, investigando as evidências empíricas e formulando novas teorias ou reformulando as teorias já existentes. A Psicologia enquanto profissão, por sua vez, significa a aplicação da ciência em casos práticos, ou seja, leva o profissional à observação cientifica de indivíduos que procuram o auxílio do Psicólogo.
A atuação do Psicólogo
O Psicólogo investiga, diagnostica e trata distúrbios comportamentais e de personalidade. Baseando-se no histórico familiar, relatos e abordagens do tratamento selecionado, engaja seu paciente na busca por respostas, isto é, procura incentivar o indivíduo a conhecer a origem do problema que o aflige.
Geralmente, o objetivo é fazer com que as pessoas vençam as barreiras ou os empecilhos que as impedem de viver de forma mais plena, feliz e produtiva.
A psicoterapia consiste, portanto, em um tratamento colaborativo construído através da relação entre o Psicólogo e o indivíduo que o procura. Saiba que tal relação é baseada no diálogo, ou seja, na comunicação e discussão de ideias e sentimentos envolvidos na condição que se pretende tratar.