Dentre as patologias psíquicas que acometem crianças, depressão infantil merece atenção especial devido às consequências danosas que essa doença pode gerar no desenvolvimento do infante, interferindo nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
A depressão infantil é um transtorno de humor encontrado em crianças e adolescentes, cuja faixa etária varia de 0 a 19 anos de idade e não pode ser baseada sob a ótica de apenas um fator, visto que ela é multifatorial, ou seja, para diagnosticar uma criança com essa patologia devem-se levar em consideração os fatores genéticos, ambientais, familiares, sociais, culturais e educacionais em que a criança está inserida. A depressão na infância é caracterizada como uma associação de vários sintomas, sendo o humor irritável e a tristeza os sinais mais frequentes. O diagnóstico e tratamento são mais eficientes quanto mais cedo detectados e realizados, a família e escola exercem grande influência na existência de quadros depressivos na infância.
Causas
A Depressão infantil não pode ser baseada sob a ótica de apenas um fator, visto que ela é multifatorial, ou seja, para diagnosticar uma criança com essa patologia devem-se levar em consideração fatores genéticos, ambientais, familiares, sociais, culturais, educacionais em que a criança está inserida. Para identificar essas possíveis causas é imprescindível analisar os antecedentes e consequentes do comportamento depressivo e, se a criança possui respostas de evasão a determinada atividade que ela consumava realizar por vontade própria.
Várias situações contribuem para o aparecimento de comportamentos depressivos em crianças e os ambientes familiares e escolares exercem papeis fundamentais para o desenvolvimento dessa patologia.
Sintomas
Os sentimentos das crianças são, na maioria das vezes, negligenciados e categorizados como resistência, obstinação, teimosia, aborrecimento e irritação. Um dos motivos dessa subjugação dos sentimentos infantis é porque a criança pode não saber expressar o que sente verbalmente, dificultando a percepção de um possível desvio psicológico ou comportamental. Por isso é preciso estar atento às manifestações não verbais, como expressão facial, alterações comportamentais, postura corporal, brincadeiras, relacionamento com o outro, no que ela investe seu tempo, entre outras, visto que a depressão poderá interferir nas atividades associadas à cognição, à emoção, ao desempenho acadêmico e ao funcionamento psicossocial, podendo refletir em desinteresse por atividades antes habituais.